NO PAIN NO GAIN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você treina pesado ou treina muito?

4 participantes

Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por Franco Columbu Qua Abr 18, 2012 8:48 am

É incrível ver como no dia-a-dia atual, as pessoas estão cada vez mais exageradas. Querem tudo rápido, na velocidade da luz (ou mais rápido), querem resultados imediatos, comem demais, dormem demais, trabalham demais, estudam demais, bebem demais… Demais, demais e demais… Uffa… Acho que isso já me cansou um pouco, diga-se de passagem.

Saiba já se o seu treino é pesado ou se você esta gas tando mais tempo na academia conversando do que treinando!


[ad#2]Todavia, se você quer resultados, o que tem feito para obtê-los? Será que você está realmente treinando pesado como deveria para construir músculos, perder gordura ou, seja lá o que for ou tem trocado a qualidade e intensidade por volume e comodismo?

Um treino pesado é suficiente para fazer você alcançar seus objetivos dentro da academia. E, para um treino ser pesado, ele não necessita levar muito tempo, a princípio de conversa. Salvo sob esportes de endurance e afins. Desta forma, a musculação, por ser um esporte anaeróbio, exige muito mais descanso, periodizações, alimentação e outros fatores do que treinamento em si. E, é óbvio que o treinamento também é muito importante. Porém, quando executado ou realizado da maneira incorreta, torna-se um real tiro que sai pela culatra.

Depois de cerca de 50-60 minutos de um treino extremamente desgastante, começam a ser liberados hormônios altamente catabólicos (e que também fazem com que o estoque de gordura, como fonte de energia, aconteça). Alguns deles, mais conhecidos são o Glucagon e o próprio cortisol ou cortisona. Isso faz com que sua musculatura literalmente se dissolva como açúcar em água. Aliás, imagine um pedaço duro de açúcar em um copo de água. É mais ou menos o efeito que acontece com a musculatura na presença desses hormônios (que também tem suas funções benéficas para a vida).

Mas voltando ao patamar do treino, você acha que treina pesado ou muito?
Em primeira instância, é bom sabermos que quando me refiro a treinamento pesado, não estou unicamente focando em cargas altas, pois isso também não é necessariamente fator primordial para a hipertrofia (apesar de ser uma chave também). Falo sobre treinos com as devidas periodizações, amplitudes, distribuição de exercícios, sinergia muscular, equilíbrio, execução, contração, relaxamento, fase excêntrica, concêntrica e muitos outros aspectos.

Logo, é bom definirmos que um treino pesado é um treino suficientemente desgastante em um período curto de tempo. Já um treino volumoso e, nem sempre intenso, é o tipo de treino em que a comodidade fala mais alto do que a necessidade.
Franco Columbu
Franco Columbu
Franguinho
Franguinho

Mensagens : 137
Reputação : 19
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Re: Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por Franco Columbu Qua Abr 18, 2012 8:48 am

Por exemplo: Será que é muito mais difícil executar 6 series de 15 repetições numa extensão de tríceps com carga baixa do que realizar 3 séries de 8 repetições com muita carga e ótima amplitude no mesmo exercício?

[ad#2]Certamente não, apesar do volume ser mais do que o dobro. Todavia, essa musculatura não seria suficientemente desgastada a ponto de hipertrofiar como em um treino realmente pesado, breve e infreqüente.

O mesmo vale para pessoas que desejam queimar gordura. O treino pouco muda nessa fase e deve continuar sendo breve e o mais simples possível. O que muda realmente é a dieta que deve estar coerente ao objetivo almejado. Desta forma, esqueça de 3X8 “faz crescer” e 4X15 “faz secar”. E, lembre-se que os aeróbios entram nisso também. Muitas metodologias como Max Pump e Max-OT prezam por aeróbios relativamente breves, porém extremamente ardeis. Aeróbios que chegam a durar 12 minutos, enquanto muitos acreditam que somente após 50 minutos, começa a queima efetiva de adipócitos. Aliás, não é nada mal lembrarmos que o treino pesado, mesmo em uma dieta hipocalórica, ajuda a preservar a musculatura através dos estímulos e da síntese protéica aumentada.

Continuando ainda no volume do treino, atente-se ao número de exercícios realizados, repetições, cargas e, óbvio, amplitude e métodos de execução. Abra a mente e comece a estudar metodologias novas, afim de supreender a musculatura adaptada ou semi-adaptada.

É muito fácil desgastar o músculo só para sentir aquela “dorzinha pós-treino” no dia seguinte. Mas isso, não necessariamente significa hipertrofia sarcoplasmática que, de fato, é duradoura. Aliás, muitas vezes essa dorzinha não passa de acúmulo de ácido lático na musculatura que, normalmente ainda atrapalham a recuperação. E o inchaço, para os que estão curiosos, nada mais significa além de sangue bombeado para a região trabalhada. Na verdade, este é o mesmo processo no qual ocorre com alguns aquecimentos de fisiculturistas pré-palco, onde precisam volumizar ainda mais (porém momentaneamente) os músculos, dando impressão de volume. Todavia, poucas horas depois, aquele volume, após estabilização do fluxo sanguíneo, se reduz.

É importante, resumidamente, saber também que o excesso de treinamento, também pode vir de uma intensidade alta, isto é, você pode realmente estar treinando em uma alta intensidade, mas não na intensidade adequada. Para isso, devem ser avaliados os fatores de tempo de recuperação + esforço gasto + desgaste nos diversos tecidos do corpo (aliás, poderíamos falar sobre os estimulantes ou “otimizadores de performance” que, muitas vezes, mais atrapalham do que, efetivamente ajudam no processo e objetivo desejado.
Franco Columbu
Franco Columbu
Franguinho
Franguinho

Mensagens : 137
Reputação : 19
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Re: Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por xmarcelo94 Qua Abr 18, 2012 10:34 pm

ótimo artigo parceiro, realmente é uma questão de se pensar, as vezes eu penso se meu treino é muito demorado ou se está na media,veja:

tenho 17 anos, a 1 ano atras tinha 1.65 de altura( tem um bom tempo que eu não meço mas não deve passar dos 1.70) e 66kg,
faço treino ABC segunda a sexta, faço meu treino em média de 1 hora e 15 minutos,e mais ums 15 minutos para voltar para casa, pois vou de bike e minha casa até a academia tem de 3 a 4 km....
é de se pensar acredito que meu treino não é muito de volume não, mais avalie e me diga oque acha por favor =) é sempre bom ter segundas opniões.

vlws
xmarcelo94
xmarcelo94
Franguinho
Franguinho

Mensagens : 85
Reputação : 3
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Re: Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por braço Qua Abr 18, 2012 11:10 pm

1 hora e 15 minutos eu acho muito, treino pesado pra mim tem que durar entre 40 e 50 minutos, no máximo...
braço
braço
Frango
Frango

Mensagens : 368
Reputação : 25
Data de inscrição : 13/04/2012
Altura : 1,72
Braço : 42,5

Ir para o topo Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Re: Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por EagleEyes Qui Abr 19, 2012 1:19 am

Meu treino ta de mal a pior... e é pra já que vou trocá-lo... pois estou perdendo peso ( não sei ao certo se apenas gordura ou músculos também, pois faz cerca de 1 mês que não obtenho medidas)...

Treino AB3x de 1h e 10 mins a 1h e 20 mins, por dia + os Abs que paro a contagem do tempo, mas levando em torno de 1h e 30min em média, entre a chegada e saída da academia... e eu acho um exagero mesmo,já venho a 2 semanas me preparando para trocar o treino e meter um ABC2x pra tentar passar menos tempo dentro da academia...
OBS: Minha dieta também é lastimável.... não tenho muito horário pra comer ( universitário só se fode) e meu treino também não é em horário fixo pela indisponibilidade de horários...
Quero ver se tiro um tempinho hoje ainda e elaborar o treino, pra começar o ABC essa semana ou mais especificamente hoje ainda... vou fazer e postar aqui no fórum e pedir para a valiarem... vou tentar me organizar para comer melhor também...
EagleEyes
EagleEyes
Marombeiro
Marombeiro

Mensagens : 1247
Reputação : 12
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 34
Localização : SCS -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Re: Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por xmarcelo94 Qui Abr 19, 2012 10:41 am

braço, vlw pela opnião vou tentar diminuir o tempo de treino ;D
xmarcelo94
xmarcelo94
Franguinho
Franguinho

Mensagens : 85
Reputação : 3
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Você treina pesado ou treina muito? Empty Re: Você treina pesado ou treina muito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos