MCT’s: Triglicérides de cadeia média

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MCT’s: Triglicérides de cadeia média

Mensagem por XXLBodybuilder em Sex Out 04, 2013 3:16 am

O que define um lipídio ser um MCT?

Os MCT’s (medium-chain triglycerides) são cadeias médias de 6 à 12 carbonos de ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos encontrados no MCT são chamados de MCFA (médium-chain fat acids) e são eles o caproic acid, caprylic acid, capric acid e o lauric acid.

O que os difere dos LCT?

Alem da cadeia de carbônica ser menor nesses lipídeos, os MCT’s diferente dos LCT’s (long-chain triglycerides) passam por difusão passiva pelo trato gastrointestinal para o sistema portal e não sofrendo modificações em sua estrutura.



Os MCT’s fornecem cerca de 10% a menos de calorias do que os LCT’s, aproximadamente 8,3kcal/g contra 9kcal/g. (2)
Essa forma reduzida que o MCT possui permite que ele seja absorvido de forma rápida e eficiente pelo organismo, essa conversão metabólica garante que ele seja oxidado muito rápido por órgãos e pelos músculos impedindo com que suas calorias sejam armazenados em forma de gordura.

MCT’s e o controle de peso

Como dito anteriormente além de possuir menos calorias do que os LCT’s os MCT’s não são armazenados em depósitos de gordura tanto quanto os outros triglicérides. (2) Alem disso pesquisam demonstram que o MCT aumentam a termogênese (queima de gordura). (4) Com essas características o MCT torna-se valioso para perda de gordura (1) por possuir menos calorias, (2) ser rapidamente oxidado e (3) aumentar a termogênese no organismo, ajudando no processo de queimar o excesso de calorias e perda de peso (5)(6). A ultima propriedade pode ser atribuída ao fato de que os MCT’s se comportam de forma semelhante a glicose no organismo, bem como sua produção superior em cetonas ao ser metabolizado, as cetonas com exceção da glicose é a única substancia conhecida que o cérebro pode utilizar como fonte de energia.



Conclusão

Como podemos perceber o MCT’s é ótimo para a perda de peso/recomposição corporal, suas características de absorção e oxidação o tornam único na alimentação o que o torna valioso na dieta podendo substituir em algumas refeições os LCT’s, a única desvantagem ao meu ver infelizmente como tudo no Brasil ele encontra-se em um valor bem alto. A fonte mais fácil de se achar MCT é o óleo de coco, este possui em sua composição cerca de 66% de MCT aproximadamente mas atualmente já existem os suplementos de MCT puro (com um valor bem elevado) sendo que muitas vezes (não irei citar marca) os fabricantes intitulam o produto como MCT e misturam outros óleos na composição, então fique atento na hora de comprar o produto.
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