NO PAIN NO GAIN
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exercício Resistido e Hipertrofia Muscular

2 participantes

Ir para baixo

Exercício Resistido  e Hipertrofia Muscular Empty Exercício Resistido e Hipertrofia Muscular

Mensagem por Franco Columbu Sex Abr 13, 2012 9:27 am

Exercício Resistido e Hipertrofia Muscular

Exercicio Resistido
- Os exercícios resistidos são geralmente realizados com pesos, justificando a expressão genérica "treinamento com pesos". Não se trata de uma modalidade esportiva, mas de uma forma de preparação física, utilizada por atletas em geral, e também em terapêutica, reabilitação, estímulo à saúde, estética e lazer. Atualmente o termo "musculação" costuma ser utilizado para designar o treinamento com pesos.
- Os exercícios resistidos podem ser considerados muito seguros, mesmo para pessoas idosas e debilitadas
- Como em toda forma de atividade física, a pressão arterial se eleva também nos exercícios resistidos, mas dentro de limites seguros, mesmo com cargas elevadas, desde que não se realizem contrações isométricas em apnéia.
- Devido ao caráter interrompido do treinamento, a frequência cardíaca eleva-se em níveis discretos. O resultado é um duplo produto de baixo risco cardíaco. Deve ser lembrado que o aumento de pressão arterial melhora a oferta de oxigênio para o miocárdio, enquanto que a elevação da frequência cardíaca aumenta o consumo.
- Benn et al (1996) determinaram que alguns minutos de caminhada em esteira com leve inclinação induz maior "stress" cardio-circulatório do que o treinamento com pesos com sobrecarga para hipertrofia (no caso 75 % da carga máxima).
- Em função de sua segurança e das qualidades de aptidão que desenvolve, os exercícios com pesos têm sido utilizados com sucesso na profilaxia de incapacidade em idosos (Evans, 1996) e em reabilitação cardíaca (Verril & Ribisl, 1996
- Na área esportiva, os exercícios com pesos estão sendo cada vez mais utilizados. Paralelamente ao aumento de volume muscular, importantes qualidades de aptidão são aprimoradas.
Fases do Treinamento
- A ordem das fases de treinamento pode ser dividida de diferentes formas seguindo uma linha de planejamento.
- As principais fases do treinamento de musculação são:
- fase de adaptação
- fase de hipertrofia
- fase de força
- fase de definição
- Fase de adaptação
- Mesmo existindo dúvidas sobre a real eficiência ou necessidade desta fase, principalmente para alunos avançados, esta pode ser muito importante para todo o processo, sendo uma preparação física e psicológica para as próximas fases, que normalmente serão maçantes e difíceis, onde vão exigir grandes esforços e dedicação do indivíduo.
- -Fase de hipertrofia
- Esta fase é a mais conhecida. Em diversas academias e fácil encontrar um indivíduo que passa o ano inteiro nesta fase com a mesma série com um único objetivo de hipertrofia (aumento muscular). Nesta fase o indivíduo tem por objetivo ganhar massa muscular com aumento inevitável de gordura5, por isto iniciar esta fase com percentual de gordura muito alto não seria a melhor escolha

- -Fase de força
- Força pode ser dividida em força máxima, força de potência e força de resistência. Todos os métodos tem seus benefícios, porém, nesta fase a força máxima é a mais utilizada é possivelmente mais eficiente. A ênfase principal desta fase é aumentar a força usando mais peso (carga) e menor repetição.

- Fase de definição
- Nesta fase o principal objetivo é a eliminação de gordura corporal subcutânea e manter, ao mesmo tempo, o máximo de massa muscular possível6. No caso dos fisiculturistas é alcançar para o dia da competição um percentual extremamente baixo.

Hipertrofia

hipertrofia muscular é o aumento do tamanho da fibra muscular em resposta ao treinamento, principalmente quando esse treinamento é do tipo resistido.
Essa hipertrofia pode ser temporária (apenas durante a prática do exercícios) ou crônica (quando permanece após 3 ou mais dias sem a atividade específica). Isso acontece porque seu corpo tem que se recuperar do estresse sofrido aumentando o tamanho da fibra muscular a fim de suportar mais carga.
A hipertrofia muscular acontece devido a um micro trauma nas fibras musculares, devido ao esforço colocado nos músculos, obrigando o corpo a responder compensando com a substituição do tecido estragado e colocando mais tecido para que o risco de lesão seja mais reduzido no futuro.
Daí a importância da carga progressiva, já que os músculos adaptam-se a pesos mais elevados e o atleta é obrigado a continuar a aumentar o peso ou diversificar os exercícios para não cria habituação.
-Para haver hipertrofia precisamos quebrar a homeostase através do treinamento de força, buscando o estímulo ideal. A grande questão está em utilizar de forma correta a intensidade x volume. Devemos entender que relativamente ao aumentarmos a intensidade diminuiremos o volume e vice-versa, ou seja quanto maior a carga utilizada menor será o tempo de duração e quanto maior o volume menor será a carga suportada.

Ref trabalho Acadêmico de Fisiologia
Franco Columbu
Franco Columbu
Franguinho
Franguinho

Mensagens : 137
Reputação : 19
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Exercício Resistido  e Hipertrofia Muscular Empty DA HORA!!!!!!!

Mensagem por Lorivi Sex Abr 13, 2012 11:39 am

Tenho Camisas da Animal Pak pra vender deem uma olha e curtam a pagina:
https://www.facebook.com/pages/Camisas-Animal-Pak/200177313420970
Lorivi
Lorivi
Franguinho
Franguinho

Mensagens : 19
Reputação : -16
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 30
Localização : BLUMENAU

https://www.facebook.com/pages/Camisas-Animal-Pak/200177313420970

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos